top of page
  • Writer's pictureCheck Hipertensão

Torsilax paralisa os rins e causa infarto... Verdadeiro ou Falso?



Um áudio com informações sobre o medicamento Torsilax nos foi enviado por uma paciente pelo Whatsapp para fazermos a checagem. De acordo com a autora do áudio, a venda do Torsilax nas farmácias foi proibida pela Anvisa por paralisar os rins, causar taquicardia e até mesmo infarto.

Conferimos e constatamos que essa informação é FALSA!

No site da Anvisa não há registro de proibição da venda do medicamento, que continua sendo distribuído normalmente.

Mas o que será que deu origem a essa fakenews?


De acordo com a bula do Torsilax, ele é um remédio indicado para o tratamento de reumatismo, uma doença caracterizada por dor, restrição de movimentos e inflamações nas articulações. O medicamento também apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica.

O Torsilax não tem nenhuma ação direta no coração ou nos rins de uma pessoa saudável, mas ele é contraindicado para pacientes com problemas cardiovasculares por ter cafeína como um de seus componentes.

A professora Carla Eustáquio Augusto, preceptora dos estágios de Cardiorrespiratório do UNI-BH, esclarece que a cafeína, por ser estimulante, pode acelerar o metabolismo e, assim, a circulação. Por isso, se o paciente já tiver a pressão mais alta, o remédio pode aumentar o risco de infarto. “Baseado nessa informação, o médico, sabendo que o indivíduo é hipertenso, que tem algum problema cardiovascular, o medicamento de escolha não vai ser esse medicamento que tem muita cafeína” pontua. Carla também disse que é necessária uma “proteção” da indústria farmacêutica em relação ao remédio, que “devem indicar no rótulo ‘só deve ser usado com prescrição médica’”.

Com isso, constatamos que o Torsilax NÃO é a causa de nenhuma das alterações descritas no áudio, MAS PODE aumentar a probabilidade de complicações em pessoas que já tenham hipertensão arterial ou insuficiência no fígado e nos rins. Por isso, você nunca deve se automedicar. É essencial procurar um médico que irá avaliar se você precisa tomar esse remédio, e definir dosagem correta.

Sempre confira se a informação que chegou até você é verdadeira antes de repassá-la, e caso tenha dúvidas, envie pra gente que nós iremos conferir a veracidade da informação.

4 views0 comments
thumbnail_logo 123.png

Gestão:

logo_final.png

Parceria

bottom of page